Projeto Usina de Negócios Santa Catarina em parceria com a CTG Brasil

No fim de 2023, o Instituto Meio concluiu uma jornada de três anos de implementação do projeto “Usina de Negócios Santa Catarina”, em parceria com a CTG Brasil. Nesta iniciativa, a renda média dos beneficiários mais que dobrou por meio dos investimentos, e o total de renda gerada foi de R$1.613.061,13 para mais de 35 famílias beneficiadas diretamente pelo projeto.

O projeto, que foi uma iniciativa piloto da CTG Brasil, teve como objetivo fortalecer grupos produtivos nas cadeias agrícolas, focando na melhoria da produção, comercialização e gestão destes empreendimentos. Para isso, mobilizamos 23 grupos produtivos em Santa Catarina, sendo dezessete entrevistados, oito pré-selecionados e, após uma fase de diagnóstico e seleção, três selecionados para a construção e execução de um plano de negócio.

As associações selecionadas foram: Associação de Produtores Rurais Quilombolas de Abdon Batista, composta pela comunidade quilombola local; a Associação Mulheres do Cruzeirinho, formada exclusivamente por mulheres; e a Associação Sabor da Serra, que é formada por uma grande família. Com elas, o Instituto Meio desenvolveu jornadas personalizadas, concentrando-se em:

  • Implementação de planos de negócios e formações personalizadas, visando aprimorar a administração das associações;
  • Investimentos em formação e capacitação para promover práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis;
  • Investimento de capital semente em infraestrutura para a produção;
  • Abertura de novos mercados e a ampliação das oportunidades comerciais impulsionaram o crescimento econômico das associações.

Ao longo do projeto, as organizações precisaram lidar com desafios, como as questões climáticas extremas que afetaram especialmente os pequenos agricultores. No entanto, a resiliência e a colaboração entre os beneficiários foram fundamentais para superar esses obstáculos com sucesso. Apesar dos desafios, os resultados superaram todas as expectativas. 

Na Associação Quilombola participaram 18 famílias, sendo 43 beneficiários diretos e 16 indiretos. A renda aumentou em 839,7% e houve um aumento de 1143% na produção do Mel.

Na Associação Mulheres do Cruzeirinho participaram 15 famílias, sendo 31 beneficiários diretos e 44 indiretos. A renda aumentou em 670% e houve um aumento de 393% na produção de hortaliças e morangos.

Já na Associação familiar Sabor da Serra, 7 famílias estavam participando, sendo 14 beneficiários diretos e 13 indiretos. A renda aumentou em 104% e houve um aumento de 1.8% na produção de hortaliças e morangos.

Além disso, o acesso estável a recursos hídricos para irrigação foi garantido, assegurando uma produção mais consistente e sustentável. Houve melhorias significativas na qualidade de vida dos animais e do solo da região. A introdução bem-sucedida de novas culturas para diversificar as fontes de renda e fortalecer a segurança alimentar foi um marco importante.

Acompanhar estes resultados significa muito para o Instituto Meio, pois projetos como o “Usina de Negócios Santa Catarina” materializam nossa Teoria de Mudança. Pudemos perceber avanços no empoderamento individual, com associados confiando em seu potencial e realizando o planejamento de suas propriedades. Também foi perceptível como os grupos foram fortalecidos, com a implementação de rotinas de reuniões pelas organizações.

Já o fortalecimento dos negócios dos grupos apoiados se reflete nos resultados de produção e comerciais, já mencionados, bem como na implantação de novas pastagens e culturas pelos grupos para diversificação das fontes de renda. Por fim, o fortalecimento do ecossistema local ocorreu por meio de novas relações comerciais estabelecidas para a compra de aproximadamente 50% dos insumos em negócios locais e para a participação ativa de feiras locais e comercialização conjunta por meio de cooperativas, fornecendo também para a merenda escolar e inscrevendo-se no PAA.

O Instituto Meio está imensamente grato por ter feito parte dessa jornada transformadora e ansioso para continuar contribuindo para o desenvolvimento sustentável de nossas comunidades agrícolas.

Confira o vídeo do projeto