Na escala mundial, a pobreza é um fenômeno predominantemente rural. No Brasil, segundo o Ministério da Cidadania, em 2019 52% da população rural vivia em situação de pobreza e este panorama, subdimensionado, não considerava os residentes de pequenas cidades interioranas.  Os negócios inclusivos utilizam mecanismos de mercado para melhorar a qualidade de vida das pessoas com maior vulnerabilidade social.

O Instituto Meio, que atua predominantemente fora dos grandes centros urbanos, trabalha junto a cooperativas e associações que, por serem negócios inclusivos, possuem particularidades em sua gestão e governança: apoiamos estes grupos produtivos, gerindo conflitos internos e assegurando o engajamento e a participação de seus integrantes nas tomadas de decisão. Assim, auxiliamos cooperativas e associações no desenvolvimento e implementação de planos de negócio sólidos, conectados às principais cadeias produtivas locais, que geram emprego e renda de maneira digna e sustentável para toda a comunidade.

Indicar

METODOLOGIA

01

Mapeamento

Levantamento de cadeias e grupos produtivos no contexto do território

2 meses

02

Seleção

Seleção de grupos produtivos com mais potencial

1 mês

03

Pré-Aceleração

Desenvolvimento de projeto e quantificação do investimento

3 meses

04

Aceleração Incubação

Acompanhamento da execução do projeto / acompanhamento técnico

18 meses

05

Autonomia

Avaliação Estratégica de autonomia. Fortalecimento de redes

6 meses

CONHEÇA ALGUNS CASES FORTALECIMENTO DE NEGÓCIOS INCLUSIVOS

O projeto nasceu a partir do programa de investimento social do Instituto Camargo Correa chamado Futuro Ideal, que tinha como objetivo apoiar grupos produtivos nos territórios impactados pelas operações das empresas do grupo...