O desenvolvimento de arranjos produtivos é um importante instrumento para a geração de polos de crescimento e descentralização industrial. Em 2021, os 839 arranjos produtivos locais presentes em 2.580 municípios brasileiros, geraram mais de três milhões de empregos diretos em 40 diferentes setores produtivos, segundo o Ministério da Economia.

Nos projetos de Cadeias produtivas e APLs, atuação do Instituto Meio se dá a partir de um olhar territorial e para as principais potencialidades econômicas da região em questão. Durante a execução das iniciativas, asseguramos uma governança com representatividade dos diversos atores que compõem as cadeias produtivas locais - visando o desenvolvimento de uma visão de futuro e plano de ação coletivo. Desta forma, os projetos beneficiam todos os empreendimentos conectados a essas cadeias, proporcionando maior escala e impacto.

Indicar

METODOLOGIA

ETAPA 1 - WORKSHOP 1

Inputs

Pontos fortes e fraquezas
Ameaças e Oportunidades
Dados secundários
Visão de futuro

Análise da situação

Análise de tendências

Cenário de futuro desejado

Indicar

VALIDAÇÃO

Estudo de exemplos (benchmark) e levantamento de fatores limitantes

Indicar

ETAPA 1 - WORKSHOP 2

Outputs

Cenários desejáveis e realizáveis

  • Objetivos e diretrizes
  • Macro ações
  • Principais parceiros

Benchmarks

Limites e possibilidades

Cenário de futuro desejado e realizavel

Indicar

ETAPA 2 - WORKSHOP 3

Validação

Detalhamento

Construção de plano de desenvolvimento

Indicar

CONHEÇA ALGUNS CASES DE INCLUSÃO EMPREENDEDORA

Pardinho situa-se no oeste paulista a aproximadamente 1032 metros de altitude e possui uma população de quase sete mil habitantes. O município, de clima subtropical serrano semelhante ao de Campos do Jordão...