Entre 2021 e 2023, o Instituto Meio implementou, em parceria com a AES Brasil, o projeto Impulso Empreendedor nos municípios de Anhembi, São Manuel e São Pedro, no interior do estado de São Paulo. Nesta iniciativa de fortalecimento de arranjos produtivos locais e cadeias produtivas, nós realizamos um diagnóstico e compreendemos que a cadeia do turismo era aquela com um grande potencial de desenvolvimento e que conectava os três municípios.

Durante o projeto, mobilizamos diversos atores locais dos três municípios para, coletivamente, desenharmos uma visão de futuro para esta cadeia e um plano de ação. Juntamente com o investimento em capital semente e o apoio para a execução do plano de ação, apoiamos a construção da governança local para esta iniciativa, que resultou na definição do grupo gestor do projeto e na formatação da rota turística Em Cantos do Interior. 

Hoje, mais de 9 meses após a finalização do nosso acompanhamento, é muito gratificante ver que a governança estabelecida funcionou e que o grupo gestor continua atuante. A divulgação da rota Em Cantos do Interior é o resultado do trabalho deste grupo gestor e representa a força das conexões locais para a inclusão produtiva e geração de renda.

Para acessar os atrativos da rota, clique no botão abaixo e veja como unimos o melhor do turismo de lazer, natureza e gastronomia, para contemplar públicos de diferentes idades no interior.

Divulgacao impulso
em cantos do interior paulista mapa page 0001 1