Projeto Tempo de Empreender, em parceria com a Fundação FEAC e FIRGUN

A atual crise gerada pela pandemia é a maior crise econômica desde 1929. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Brasil terá uma queda de 8% do PIB e uma taxa de 20% de desemprego. Segundo estudos da PUC-CAMP, somente na Região Metropolitana de Campinas serão 800 mil desempregados até o final da crise. Isso leva a um cenário de agravamento das vulnerabilidades de famílias moradoras de áreas vulneráveis. Nestes territórios, muitas pessoas perderam seus empregos ou tiveram que fechar seus empreendimentos, ficando dependentes de auxílios e benefícios do governo para sobreviverem. O impacto nos moradores nas periferias ou comunidades mais vulneráveis é maior ainda, o que traz preocupações de aumento das taxas de pobreza e desigualdade.

O projeto Tempo de Empreender, oferecido em parceria com a Fundação FEAC e a FIRGUN a moradores de dois territórios vulneráveis em Campinas, quer contribuir para levar oportunidades de desenvolvimento, ajudando a comunidade a encontrar formas inovadoras para minimizar os efeitos da crise e  incentivar a busca por oportunidades para ativar e impulsionar empreendedores nestes territórios de modo a garantir renda e qualidade de vida para as famílias locais e fortalecer vínculos comunitários.

O projeto levou dois cursos de empreendedorismo, de forma gratuita e 100% online através do whatsapp, uma ferramenta disponível para mais de 90% da população brasileira. O primeiro módulo “Quero Empreender” é direcionado para pessoas que ainda não possuem negócio próprio, mas que têm curiosidade para aprender mais sobre empreendedorismo e querem saber como dar os primeiros passos para construírem seus sonhos. Os temas das aulas incluem “o que é empreendedorismo?”, “quais são as características que formam um empreendedor”, “quais são os perfis empreendedores” entre outros. Já o segundo curso tem o nome de “Empreender Juntos” e é feito para pessoas que têm um pequeno negócio e que estão buscando aperfeiçoar suas habilidades como empreendedores e aprender a fazer a gestão de suas empresas de forma mais eficiente. Com o apoio da Firgun, estamos oferecendo no curso também o acesso ao microcrédito para alguns dos empreendedores. 

Recentemente tivemos o encerramento do primeiro curso (“Quero Empreender”) em dois territórios de Campinas, onde conseguimos formar 101 pessoas (26% acima da nossa meta) e aumentamos em 16% a taxa de reconhecimento das organizações de apoio locais, contribuindo assim para a formação de conexões mais sólidas nas regiões citadas. Enquanto isso, o curso “Empreender Juntos” capacitará 133 alunos e está em sua última semana de realização. Esperamos, com isso, formar empreendedores mais capacitados, conectados e atentos às oportunidades percebidas nos seus territórios. O empreendedorismo é o motor da economia e, de forma inclusiva, contribui para diminuir as desigualdades sociais e uma sociedade mais justa.