O Programa ReDes, fruto de uma parceria entre o Instituto Votorantim e o BNDES, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável de municípios brasileiros por meio do fortalecimento de cadeias produtivas e do investimento em negócios inclusivos. A ação, focada na geração de renda e oportunidades de trabalho, impacta positivamente a qualidade de vida de pessoas e grupos. 

Desde 2019 o Instituto Meio atua em parceria com o Instituto Votorantim e a Votorantim Cimentos na execução de projetos do Programa ReDes na região do Recôncavo Baiano. Um dos grupos participantes da iniciativa é a Associação de Mulheres do Quilombo Tabuleiro da Vitória e Adjacências, localizada no município de Cachoeira/BA, cujo projeto, que teve início em 2023,  visa fortalecer a cadeia da avicultura. Para isso, o projeto prevê investimentos na construção e manutenção de galinheiros, bem como na assistência técnica para produção e comercialização de ovos de galinhas de postura.

Desde o final de 2023 o projeto entrou em uma fase muito importante! Após a construção dos galinheiros e chegada das aves, a expectativa é que os primeiros ovos fossem produzidos a partir de janeiro de 2024, mas já em dezembro tivemos os primeiros resultados dos investimentos. Em janeiro o grupo já teve uma produção de mais de 500 ovos no mês, enquanto a expectativa era de 390 ovos no mês e ficamos acima dela. Agora, a perspectiva é que a Associação de Mulheres do Quilombo Tabuleiro da Vitória e Adjacências termine o ano de 2024 com 39.068 ovos produzidos e comercializados, gerando uma renda de R$37.434 para as famílias.

Para atingir estes resultados, um desafio a ser enfrentado é garantir que os ovos atendam aos padrões de qualidade e sejam embalados corretamente. Para isso, já realizamos uma oficina de comercialização, para discutir com o grupo aspectos como tamanho, limpeza e embalagem dos ovos. Durante a oficina, atividades práticas foram realizadas utilizando instrumentos como paquímetro, balança, materiais de limpeza e outros. Isso permitiu que o grupo identificasse as práticas mais eficazes para preparar os ovos para a comercialização. Após a oficina, já conseguimos observar uma melhora na qualidade dos ovos destinados à venda, além do fortalecimento do espírito de cooperação entre os membros do grupo.

A oficina de comercialização concretiza os anseios do grupo, ao mesmo tempo em que alcança o objetivo principal do projeto: gerar renda por meio da venda do produto escolhido. Nos próximos passos do projeto, o Instituto Meio seguirá realizando ações que promovam a expansão da associação, potencializando seus resultados.