Instituto Meio e CTG Brasil anunciam os 4 negócios selecionados para impulsionar o turismo na região de Chavantes

O Projeto Usina de Negócios Chavantes, em parceria com a CTG Brasil, tem como objetivo apoiar projetos que fortaleçam a cadeia produtiva do turismo na região de Chavantes, nos estados de São Paulo e Paraná. Por meio desta iniciativa, selecionamos negócios relacionados a esta cadeia para apoiar com investimento de capital semente e acompanhamento técnico.

Neste momento, estamos na fase de seleção dos negócios a serem apoiados. Recebemos ao todo 21 propostas de apoio, que foram analisadas com critérios como a viabilidade técnica, a viabilidade financeira e o potencial de impacto de cada projeto, bem como o número de pessoas beneficiadas, a abrangência do projeto e o potencial empreendedor dos proponentes. Após uma primeira etapa eliminatória, avançamos com 10 finalistas para entrevistas. As entrevistas foram conduzidas com cuidado e rigor, aplicando novamente os critérios estabelecidos. Por fim, selecionamos os quatro primeiros classificados, que se destacaram em todos os aspectos avaliados.

Os empreendimentos selecionados foram:

  • Santa Fé Lazer e Turismo: Um negócio de turismo rural pedagógico, onde o empreendimento familiar compartilha conhecimentos sobre o cuidado com o meio ambiente e o manejo dos animais, proporcionando experiências educativas para alunos de escolas públicas e particulares da região.
  • Ecobike Track: Uma empresa de ecoturismo que cria rotas pouco exploradas, conectando os viajantes aos pequenos produtores locais e contribuindo para o fortalecimento da economia regional.
  • Camping Pedrinha: Um empreendimento familiar que recuperou um antigo camping abandonado, oferecendo serviços de hospedagem, alimentação, pesca e turismo, contribuindo para a revitalização da região.
  • Yacy Ecoturismo: Uma agência de ecoturismo em fase de desenvolvimento, onde serão desenvolvidas rotas turísticas da região de Angra Doce, iniciando com rotas no município de Piraju.

A partir de agora, iniciaremos com cada negócio um planejamento das ações e resultados para 2024. Estamos ansiosos para colaborar ainda mais com esses empreendedores locais, impulsionando o turismo e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades.