Frente SAN é o projeto de Segurança Alimentar da Fundação Vale executado pelo Instituto Meio

O Instituto Meio desenvolve e implementa projetos de fortalecimento de arranjos produtivos locais e cadeias produtivas. O Frente SAN é uma dessas iniciativas, pelo qual, em parceria com a Fundação Vale, estamos fortalecendo cadeias produtivas rurais em municípios do Maranhão e Minas Gerais com foco em melhorar a segurança alimentar nos municípios em que atuamos. Nestes projetos, garantir a participação dos diversos atores conectados a estes arranjos produtivos locais e cadeias produtivas é fundamental no planejamento e implementação das ações.

Neste sentido, durante o projeto se formaram redes locais, com representação dos diversos agricultores e atores, para a tomada de decisões referente ao projeto: a rede SAVIB no Maranhão e a Entre Serras do Caraça em Minas Gerais. Agora, como um passo importante do projeto visando à autonomia dessas redes no território, tivemos a oportunidade de conduzir oficinas para seus planejamentos estratégicos.

Nas oficinas, buscamos integrar as percepções individuais dos participantes e transformá-las em metas coletivas tangíveis. Utilizando uma dinâmica chamada “árvore de sonhos”, pela qual identificamos as aspirações de cada indivíduo e, a partir delas, delineamos as pautas mais relevantes para o grupo como um todo. Também realizamos mesas de discussão sobre temas específicos para que, em pequenos grupos, os participantes pudessem definir as prioridades de atuação para os próximos anos.

Com 20 participantes no Maranhão e 12 participantes em Minas Gerais, as oficinas tiveram como principal objetivo a elaboração de um planejamento estratégico e a definição de um plano de ação. Em Minas Gerais, com o grupo local Entre Serras do Caraça, proporcionamos um espaço de diálogo e aprendizado sobre a importância de agregar valor aos produtos por meio do selo de produto orgânico, diferenciando certificação de selo, compreendendo o conceito de Identificação Geográfica e apresentando o funcionamento da gestão da certificação do SPG-orgânico. Durante a reunião, foram abordadas outras pautas, incluindo o compartilhamento das principais ações do projeto para 2024 e os repasses dos investimentos ao grupo de apicultura e hortifruti. A partir das discussões e estratégias delineadas, foram estabelecidas as seguintes prioridades no plano de ação:

  • Criação de um comitê para planejar os próximos passos;
  • Elaboração de um regimento interno do Entre Serras;
  • Criação de materiais de comunicação e plano de comunicação.

Já com a Rede SAVIB no Maranhão, o objetivo era o fortalecimento da rede. Para isso adotamos uma abordagem participativa, buscando integrar as percepções individuais dos participantes e transformá-las em metas coletivas para o grupo. Utilizando a dinâmica da “árvore de sonhos”, identificamos as aspirações de cada indivíduo e, a partir delas, delineamos as pautas mais relevantes para o grupo como um todo. 

  • Expansão da comercialização.
  • Melhoria na comunicação entre os produtores.
  • Diversificação e escalonamento na produção.
  • Melhoria na apresentação do produto, incluindo embalagem, marca e tabela nutricional.

Além disso, o processo incluiu mapear mercados locais dos 5 municípios que os representantes fazem parte com foco na expansão da comercialização.

A visita de campo e as oficinas de planejamento estratégico é uma das nossas estratégias para fazer um melhor diagnóstico situacional, implementar ações e criar vínculos com a comunidade local. Acreditamos no potencial de Arranjos Produtivos Locais para o desenvolvimento holístico de um território, gerando desenvolvimento social e econômico.