O Frente SAN (Frente de Segurança Alimentar e Nutricional) é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com o Instituto Meio, que visa fortalecer cadeias produtivas rurais nos estados do Maranhão e Minas Gerais, com o propósito de melhorar a segurança alimentar e nutricional das comunidades locais.

O Instituto Meio executa o projeto desde 2022. Desde então, atuamos para fortalecer as cadeias produtivas do mel, babaçu, mandioca e hortícolas no Maranhão, e as cadeias produtivas do mel e hortifruti em Minas Gerais. Para isso,  atendemos 406 beneficiários diretos, em 9 municípios, mais de 450 mil investidos em insumos e equipamentos, 640 mil investidos em ATER e mais de 20 mil investidos em capacitações externas. Também realizamos um curso de Quintais Produtivos com mais de 160 agricultores. Esses investimentos resultaram em mais de  2.8MM em renda total gerada até dezembro de 2023, tivemos um aumento de 25% na produção e 32%  de aumento na diversificação de produtos.

Na última semana, o projeto teve um marco importante. Nosso presidente, Lars Diederichsen, esteve presente no evento Seminário de Boas Práticas em Agricultura Familiar e Agroecologia em Arari – MA para apresentação dos resultados do projeto até o momento.

Estamos felizes com os resultados já alcançados pelo Frente SAN e queremos promover ainda mais a inclusão social e a valorização das práticas agrícolas tradicionais através dos nossos projetos sociais.