Como apoiar mais de 1000 micro e pequenas empresas durante uma pandemia?

     O Instituto Meio, em parceria com a Lys, Firgun e Instituto InterCement, desenvolveu uma capacitação  que ajudou mais de mil empreendedores em 13 municípios a melhorarem suas práticas em gestão e conectarem-se a um programa de microcrédito.

     A pandemia do Covid-19 impactou especialmente as micro e pequenas empresas. Por todo o Brasil, esses micro e pequenos empreendedores e empreendedoras, que já enfrentavam desafios como  menor qualificação, poucos conhecimentos de gestão e  dificuldade de acesso a capital de giro, por exemplo passaram a ter que lidar com uma economia em recessão e as incertezas e limitações que a pandemia impôs.

     Nesse contexto, o Instituto Intercement criou o Ser + Empreendedor, um projeto de grande escala para apoio a pequenos empreendedores e empreendedoras em torno das suas plantas. O Instituto Meio, em parceria com a Lys Academy, desenvolveu um curso de capacitação via whatsapp em forma de  microlearning, utilizando-se da metodologia da andragogia e do learning by doing. O curso foi 100% gratuito para os participantes, com duração de 5 semanas e foi dividido em 10 temas, que buscavam estimular desde a confiança no próprio potencial, até o estabelecimento de objetivos e metas para cada negócio. O curso contou ainda com um canal de dúvidas, um tutor disponível para ajudar os participantes a colocarem os aprendizados em prática e ainda duas lives no YouTube sobre temas relevantes para o contexto como marketing e venda on-line. O projeto foi realizado em 13 municípios e regiões que contam com a presença de alguma unidade da Intercement, incluindo, por exemplo, Ijací (MG), Campo Formoso (BA), Nova Santa Rita (RS), João Pessoa (PB) e Cezarina (GO). A parceria, portanto, possibilitou um projeto de grande porte e adaptado ao atual contexto do Brasil.

     Com o projeto foi possível apoiar 1074 pessoas, sendo 75% mulheres, 62% não brancas, 45% com menos de R$ 1.000,00 de renda mensal e que gerem negócios que na média possuem 2 funcionários incluindo a(o) própria(o) participante. Como resultado, podemos destacar que 59% das(os) participantes obtiveram o certificado do curso após realizarem as atividades propostas. O curso também contribuiu para um aumento de 50% no número de empreendedores estabelecendo metas e objetivos semanalmente e mensalmente e 86% de aumento no número de empreendedores anotando suas entradas e saídas diariamente ou até duas vezes por semana, por exemplo. Assim, o projeto foi efetivo em alcançar quem mais precisava, em ganhar escala e em trazer conhecimentos úteis para o dia a dia dos participantes.

     Em paralelo à avaliação projeto, seus indicadores de sucesso e a inovação da proposta frente ao difícil contexto atual brasileiro, não podemos nos esquecer do impacto que projetos desse tipo têm na vida das pessoas. Isso ficou evidente no relato de Maria José Barbosa Santos Silva, que há 20 anos possui uma floricultura no centro de Campo Formoso, na Bahia:

     “Eu nunca vou apagar esses vídeos que eu recebi das aulas […] para eu não perder mais a oportunidade que eu tive com esse curso. […] Eu tenho certeza que agora eu vou atingir tudo aquilo que eu mais precisava: ter bons clientes, ter as minhas anotações em cadernos separados – a compra, a venda, o que saiu… uma coisa que eu já fazia, só que agora eu vou fazer com mais habilidade e com mais responsabilidade. Eu vou cuidar muito bem do meu caderno e da minha floricultura.”

     É com relatos assim que sabemos que atingimos nosso objetivo. Juntos com nossos parceiros, fomos capazes de entregar um curso sólido e bem desenhado ao Instituto Intercement e conseguimos impactar o público final, concretizando o potencial que esses empreendedores e empreendedoras já têm. Assim, esse projeto representa uma união de forças da Intercement, nossa e de nossos parceiros para possibilitar uma nova oportunidade de transformação na vida dos empreendedores, das empreendedoras e de suas famílias.