Em 2022, o Instituto Meio apresentou ao Fundo Socioambiental do BNDES o projeto “Conexões Transformadoras”, com o objetivo de promover a inclusão produtiva em arranjos produtivos locais prioritários no estado do Tocantins. O projeto destina-se a três territórios prioritários: Bico do Papagaio, Jalapão e Serras Gerais. Alinhado ao Programa Produtos da Terra, o projeto visa tanto a geração de emprego e renda quanto o desenvolvimento territorial, fortalecendo atividades de inclusão produtiva nessas regiões.
Recentemente o Instituto Meio participou da Agrotins 2024, realizada em Palmas/TO, a feira marcou um grande avanço para o projeto pois foi assinado o Termo de Parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Meio, formalizando a execução do projeto “Conexões Transformadoras”. Este projeto está sendo implementado nas regiões de Portal do Jalapão e Serras Gerais e encontra-se na fase inicial de desenvolvimento, com a finalização do pré-diagnóstico para a seleção das cadeias produtivas.
No Bico do Papagaio, foi lançado esta semana o edital para a submissão de projetos de associações que atuam nas cadeias produtivas selecionadas. Além disso, estão sendo realizadas oficinas nos territórios com o objetivo de apresentar a proposta do projeto e explicar o edital. Essas oficinas fornecem informações sobre quem pode participar, cadeias prioritárias, capacitação para elaboração de projetos, itens apoiáveis e não apoiáveis, e documentos necessários e etc.
A nossa participação durante essas duas semanas foi de extrema importância para o Instituto Meio, pois permitiu estreitar relações com diversos setores do Governo do Estado envolvidos no programa Produtos da Terra, como a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics). Além disso, proporcionou uma troca valiosa de conhecimentos com os produtores locais presentes nos eventos, permitindo um aprofundamento no entendimento das técnicas produtivas utilizadas pelos grupos produtivos locais.
A assinatura do termo pelo governador do Estado, a divulgação do projeto nas mídias locais, os grupos produtivos presentes no evento e o lançamento do edital mais as oficinas reforçam o compromisso do Instituto Meio com o desenvolvimento socioeconômico e sustentável das regiões prioritárias do Tocantins.