A AES Brasil, em parceria com o Instituto Meio, concluiu em dezembro de 2023 o projeto de inclusão produtiva e geração de renda na comunidade de Palmeiral, situada no distrito de Botelhos (MG). Neste projeto, apoiamos uma associação com 24 cafeicultores, que tiveram um aumento de 19,5% na produção e aumento de mais de R$68 mil em faturamento adicional na venda de cafés especiais.
Após uma oficina com moradores da localidade, foi definido que este projeto teria o foco de fortalecer a cadeia produtiva da cafeicultura, e o projeto desenhado, também de maneira participativa, beneficiou a Associação de Pequenos Agricultores Familiares de Palmeiral (ASSOFÉ). Esta iniciativa foi realizada no segundo semestre de 2022 e estava inserida no Programa AES Brasil Gera+, que visava promover impacto positivo em quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e empreendedorismo, e segurança hídrica.
O projeto foi conduzido em quatro fases distintas: diagnóstico, construção, capacitação e conexões. Inicialmente, realizou-se um diagnóstico local e oficinas com a comunidade de Palmeiral para compreender as necessidades e potencialidades locais. Na segunda fase, foram realizadas duas oficinas participativas para a construção do projeto, onde a comunidade escolheu focar na cadeia produtiva do café devido ao seu potencial de geração de renda. As próximas etapas envolveram capacitação, assistência técnica rural e articulação com outros atores locais. As ações incluíram formações para os associados da ASSOFÉ, assistência técnica para os pequenos produtores de café, conexões com atores locais para fortalecer a marca e, por fim, a organização de uma “Festa do Café” como evento de encerramento para promover a união comunitária.
Durante a execução do projeto, foram realizadas mais de 100 visitas à comunidade, além de 4 oficinas. Como resultado direto dessas atividades, houve um aumento significativo de 19,5% na produção.
Este projeto representa um passo significativo na promoção do desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das comunidades agrícolas, alinhado aos princípios de responsabilidade social e ambiental da AES Brasil. Pudemos perceber os avanços com no fortalecimento do grupo com a implementação de reuniões mensais, aplicação de ferramentas como Análise SWOT, 5W2H, dinâmicas que incentivam os participantes a expressarem seus sentimentos e opiniões de forma construtiva e respeitosa, enquanto praticam habilidades de escuta ativa, além da realização de planejamento estratégico, checklist dos requisitos para Fairtrade, criação de manual dos associados entre outros. No Empoderamento Individual percebemos avanços significativos com os associados confiando em seu potencial e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos por meio das oficinas.
Já como exemplo de como o projeto fortaleceu o ecossistema local, podemos citar a realização da Festa do Café, com a participação dos cafeicultores, comunidade e poder público local. O evento contou com palestras, workshops, apresentações musicais, mostra de café e artesanato, além de serem servidas alimentação e bebidas pelas instituições da comunidade. Foram estimadas cerca de 300 pessoas na Festa do Café e R$ 5.927,00 de faturamento dos comerciantes. Além disso, houve diversas conexões com especialistas do setor como engenheiros agrônomos especialistas em cafés, técnicos de campo do Senar, baristas entre outros. Esses resultados são muito importantes para o Instituto Meio, pois demonstram de forma concreta como nossa Teoria de Mudança é eficaz na prática.
Ficamos muito felizes com a condução e agradecemos a AES Brasil pela parceria ao longo desta jornada!
Confira abaixo o vídeo do projeto: