O projeto Usina de Negócios Arinos, iniciativa da CTG Brasil com execução do Instituto Meio, está atualmente na fase de pré-aceleração no município de Arinos (MG). Nesta etapa, três grupos produtivos foram selecionados e passaram por oficinas para a construção de um plano de negócio.
Durante o mês de abril de 2024, foram realizadas oficinas com os três grupos selecionados: COPABASE, Associação de Pequenos Produtores Rurais P.A Paulo Freire e Central das Associações. Cada oficina foi estruturada em três etapas:
Nas oficinas tivemos a presença de aproximadamente 20 associados ou cooperados de cada grupo, totalizando cerca de 60 participantes. O resultado final foi a elaboração de um plano de negócio para cada grupo levando em consideração seus principais desafios e potencialidades, sempre com um enfoque estratégico na geração de renda.
Este é o segundo projeto Usina de Negócios da Agricultura Familiar que realizamos em parceria com a CTG Brasil. O primeiro foi implementado no interior de Santa Catarina e o atual está sendo desenvolvido no interior de Minas Gerais. Aprendemos que é crucial ouvir atentamente os desafios e potencialidades de cada região, pois o Brasil é um país diverso, com biomas distintos e cultivos adaptados a diferentes climas, solos e culturas locais, o que exige uma abordagem personalizada. A metodologia do projeto valoriza essas especificidades locais e promove a construção colaborativa dos planos de ação pelos próprios beneficiários.
O projeto Usina de Negócios Arinos exemplifica o compromisso do Instituto Meio e da CTG Brasil com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar no Brasil. A iniciativa demonstra a eficácia de unir esforços para promover o crescimento econômico e social em comunidades rurais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional e a sustentabilidade do setor agrícola.