A necessidade de fomentar o empreendedorismo fora dos grandes centros sempre foi uma das bandeiras levantadas pelo Instituto Meio, desde a sua fundação 14 anos atrás. A ideia central era bem simples: vamos ajudar a criar oportunidades de emprego e renda para evitar a emigração, principalmente às cidades grandes, onde vemos sérios problemas ligados à superpopulação. Foi com isso em mente que fomos conhecer este Brasil.
Descobrimos que 93% dos municípios ficam fora das 22 maiores regiões metropolitanas brasileiras, e que 1 em cada 3 brasileiros mora em cidades de até 50 mil habitantes.
Descobrimos que há um Brasil invisível, de altos contrastes. Onde se produz a metade do PIB brasileiro, mas também onde em alguns casos a economia depende principalmente da administração pública. Olhando de longe parece que não há oportunidades, mas pesquisas mostram que o empreendedorismo é muito mais presente nesses territórios….as famílias fazem coisas simples, diversificadas para sobreviver.
Segundo levantamento feito pela CNC para O Globo, um em cada três cidades brasileiras há mais aposentados do que trabalhadores com carteira assinada. É um número alarmante e mostra que os jovens estão desaparecendo e indo para os grandes centros. Parece que nossa missão inicial faz muito sentido, ainda hoje.