Dois empreendimentos econômicos solidários (EESs) – Associação dos Artesãos de Apiaí Custódia de Jesus da Cruz e Costura e Confecções Osasco são as iniciativas do Estado de São Paulo agraciadas com o Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária.
O primeiro empreendimento é apoiado pelo Instituto Meio desde 2010, a través de projetos em parceria com o Instituto Camargo Corrêa e a Intercement.
Formada por 16 agricultoras, a Associação dos Artesãos de Apiaí Custódia de Jesus da Cruz produz utilitários domésticos e peças de decoração, tais como panelas, travessas, vasos, fruteiras, porta-joias, farinheiras, sopeiras, moringas e suvenires.
Além dos recursos em dinheiro, os vencedores receberam o Troféu Sandra Magalhães, uma boneca confeccionada por artesãos da Rede Bodega, do Ceará, em homenagem à assistente social e economista falecida em 2013 e que foi uma das fundadoras do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES).
O Prêmio BNDES de Economia Solidária é uma parceria do Banco com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE) e o FBES. No total, foram premiados 30 EESs formalizados, 8 ainda não formalizados e 10 redes de EESs, distribuídos por 21 Estados em todas as regiões brasileiras.