Como medir os impactos de projetos de ESG

Recentemente, estivemos presentes no evento “Mensuração de Impactos e Práticas de Gestão em Empresas Brasileiras”, organizado pela Valuing Impact, no escritório da Suzano em São Paulo. Durante este encontro, foi discutido um estudo que destaca a importância do acompanhamento dos impactos positivos ambientais, sociais e humanos de investimentos realizados por organizações. Foi enfatizado que,  além do investimento em iniciativas sustentáveis, é crucial mensurar o retorno dessas ações, garantindo que os resultados sejam tangíveis e possam ser aprimorados continuamente. A mensuração eficaz de impactos ajuda a demonstrar o valor agregado das iniciativas e a justificar a continuidade e expansão dos investimentos sociais e ambientais.

As trocas no evento destacaram a necessidade de uma gestão eficiente e estruturada, com indicadores claros e metodologias robustas, para assegurar que os projetos atinjam seus objetivos e promovam impactos duradouros. O evento serviu como uma plataforma para o compartilhamento de melhores práticas e ferramentas que podem ser adotadas por organizações de diversos setores.

No Instituto Meio, temos quase 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de geração de renda. Nossa trajetória é marcada por uma forte gestão de indicadores, o que nos permite apoiar nossos parceiros na maximização do impacto de suas ações. Colaboramos na criação de indicadores personalizados que permitem a medição precisa dos impactos sociais e ambientais das iniciativas. Desenvolvemos metodologias de avaliação e monitoramento contínuo, garantindo que os projetos estejam alinhados com os objetivos de sustentabilidade e responsabilidade social. Além disso, oferecemos suporte no planejamento estratégico de projetos, assegurando que estejam bem estruturados e que contem com os recursos necessários para sua implementação e acompanhamento.

Gostaríamos de parabenizar a Valuing Impact, representada no evento por Andreza Souza, e os painelistas Andre Becher, Alexandre da Rocha Leão, Bruna Rezende, Denise Hills, bem como a Suzano pelo convite.

Para mais detalhes, acesse o estudo completo no link.

estudo