Call us toll free: +55 11 3813-6286
Top notch Multipurpose WordPress Theme!

O Instituto Meio

O Instituto Meio

A humanidade continua extremamente desigual, apesar do impressionante progresso. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, mais de 75% da população mundial vive em sociedades onde a renda é distribuída mais injustamente do que nos anos 80. O Brasil, que aparece no ranking de IDH (PNUD) no 85º lugar e ainda tem 16 milhões de pessoas que vivem com menos de R$70,00 mensais, tem grandes desafios pela frente. Para transformar a nossa realidade não basta apenas querer fazer é preciso saber fazer e consequentemente é preciso oferecer condições para poder fazer. O Instituto Meio nasceu para agregar pessoas, recursos e processos que, em conjunto, transformam ideias em oportunidades. Acreditamos numa sociedade na qual todas as pessoas possam realizar o seu potencial em benefício próprio, da família e da comunidade onde estão inseridas. Nosso foco está no fomento ao empreendedorismo, á inovação e á construção de valores mais justos, economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis.

Missão

O Instituto Meio é uma organização privada, sem fins lucrativos, que tem como missão gerir investimentos sociais privados e públicos que buscam o desenvolvimento e ampliem as oportunidades de emprego e renda, através de soluções economicamente viáveis, socialmente justas, ambientalmente sustentáveis e culturalmente aceitas.

Visão

Desenvolver potenciais e vocações para melhorar a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.


Por que Meio?

A palavra “Meio” simboliza a função do Instituto como elo entre a sociedade e as empresas públicas e privadas como Instituição Moderadora.

Meio: Ponto situado numa posição eqüidistante das extremidades, entre o princípio e o fim. Espaço onde se desenvolve a vida e a atividade dos seres vivos. Lugar em que se vive, ambiente social em que um indivíduo se move; modo para se atingir um fim; moderação, processo, modo, via, condição, habilidade, possibilidade. Aquilo que permite estabelecer uma comunicação.

Histórico

2005

Nasce o Instituto Meio:

Nasce o Instituto Meio com foco em comunidades rurais, onde há maior desigualdade e oportunidades, diminuindo assim o êxodo rural.

 “ ...idealizamos o Instituto Meio como elo gestor e executor de investimentos sociais direcionados a projetos de geração de renda, pois acreditamos que o desenvolvimento local sustentável e o combate à pobreza passa pelo apoio ainiciativas empreendedoras locais.” 

Lars Diederichsen, Fundador do Instituto Meio.

2007

Início da atuação junto ao SEBRAE na execução do programa Sebraetec de consultoria tecnológica como entidade executora. Prêmio Planeta Casa de Ação Social 2007 com projeto de apoio ao artesanato em capim dourado, Mateiros, Tocantins. Inicio parceria Projeto Tamar.

 “ … o Instituto Meio apoia estas organizações implementando ferramentas de gestão, permitindo que elas tenham um maior conhecimento sobre seus processos e resultados, estabelecendo metas e buscando caminhos.”

Eduardo Parente, Fundador do Instituto Meio.

2008

Início da venda de produtos através de participação em feiras nacionais como a Craft & Design e a Brazil Promotion.

2009

Início das vendas na loja física em São Paulo, seguindo os princípios de comércio justo e do projeto Eco Negócios, que buscava gerar renda em comunidades através da exploração sustentável de recursos naturais. A organização passa a ser reconhecida como OSCIP pelo Ministério da Justiça. Início da parceria com o Instituto Camargo Corrêa com projeto de apoio aos ceramistas de Apiaí, São Paulo.

2010

Instituto Meio amplia as atividades com agricultores familiares, sempre com o apoio à certificação orgânica. O IM atinge a marca de mais de 3000 pessoas atendidas nos projetos em aproximadamente 50 comunidades em todo Brasil. Início da loja virtual para venda de produtos resultantes dos projetos desenvolvidos. Prêmio Planeta Casa de Responsabilidade Social com o projeto PetLimpa. Início das atividades na área de turismo de base comunitária.

“ ...Uma transformação perceptível do pequeno produtor ao longo do projeto é o aumento progressivo de sua autoestima e da autonomia do grupo do qual ele faz parte, através da melhora dos conhecimentos e competências dos integrantes e do fortalecimento da imagem do grupo na sua comunidade.”

Ira Helal, Gerente de Projetos.

2013

Crescimento de mais de 200% de colaboradores, com uma equipe focada integralmente aos projetos, que dedica seu tempo e esforço na realização da nossa missão. Atendimento de 10 mil pessoas em quase todo o território nacional. Inauguração de Unidade de Processamento do Grama em Minas Gerais.

“... nós trabalhamos para assegurar que o grupo esteja preparado para os desafios futuros, transmitindo conhecimento e fortalecendo sempre a autonomia e independência, capacitando-os na produção, gestão e prospecção de clientes.”

Larissa Bauer, Gerente de Projetos.

2014

Inicio das atividades na área ambiental. Reconhecimento pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo como Instituição Cultural.

2015

Início do programa Semeando Oportunidades em parceria com a Cargill em Castro, Paraná. Grupo apoiado pelo Instituto Meio ganha prêmio BNDES de Economia Solidária.