Call us toll free: +55 11 3813-6286
Top notch Multipurpose WordPress Theme!

Tempo de Empreender – Bodoquena

Tempo de Empreender – Bodoquena

Local: Bodoquena, Mato Grosso do Sul.

Duração: 2013 a 2015.

Parceiros: Intercement, Instituto Camargo Corrêa, BNDES, Prefeitura Municipal de Bodoquena.

Objetivo:

O projeto tem como objetivo fomentar o empreendedorismo entre os jovens da comunidade gerando perspectivas de novos negócios rurais e de fixação das famílias no campo.

Proposta

Um diagnóstico realizado no município apontou que a produção agrícola local está baseada na produção de abóbora e mandioca. A dificuldade de escoamento da produção, a falta de conhecimento técnico para aumentar a produtividade e o baixo poder de barganha frente aos comerciantes na capital do estado tem desmotivado os pequenos agricultores, favorecendo o êxodo rural na região.

Execução

A estratégia implantada durante o projeto baseou-se em dois pilares de fundamental importância para aumentar a rentabilidade no campo: a agregação de valor através de uma unidade de processamento de alimentos e a implantação de uma horta como unidade demonstrativa para a disseminação de boas práticas agrícolas, principalmente do sistema agroecológico. A unidade de processamento foi construída e implantada para transformar a produção local em produtos naturais prontos para uso por meio de embalagens a vácuo. A entrega é feita em utilitário refrigerado para supermercados, hotéis e restaurantes da região. O maior desafio na implantação da agroindústria foi a capacitação e o treinamento da equipe operacional e o fortalecimento da área comercial, além de implementar práticas sanitárias para atender todos os padrões exigidos pela legislação. Por fim, elaboramos todo o material de apoio como embalagens com códigos de barras, site e folhetos para divulgação.

Resultados:

  • Implantação de uma horta comunitária de 4 ha com produção de 20t de hortaliças e outras culturas.
  • Aumento de 40% da produtividade média nas propriedades rurais dos associados.
  • Implantação de uma agroindústria para processamento mínimo de alimentos com produção de 8t/mês.
  • Aumento de renda dos agricultores e suas famílias em 300%.
  • Venda de 30t de alimentos/ ano para programas governamentais.

Beneficiados:

48 agricultores.

Visite o site do nosso projeto Sabores Naturais de Morraria

Voltar para Desenvolvimento Social Comunitário

Voltar para Cases em Desenvolvimento Social Comunitário ou veja todos os cases do Instituto Meio