Call us toll free: +55 11 3813-6286
Top notch Multipurpose WordPress Theme!

Semeando Oportunidades – Programa de Empreendedorismo para Jovens

Semeando Oportunidades – Programa de Empreendedorismo para Jovens

Capacitações técnicas, criação de uma unidade produtiva e ações que promovem o empreendedorismo consolidam a cooperativa.

Local: Castro e no distrito rural de Abapan, Paraná.Laguna, Santa Catarina.

Período de atuação: 2015.

Parceiros: Cargill.

Objetivo:

O projeto tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora de jovens no Município de Castro por meio de capacitação e vivência de criação, ampliação ou ainda inovação de oportunidades de negócios em segmentos de relevância local/regional.

Proposta

O estudo de Mapa Social, realizado pela Cargill em parceria com o Sesi, mostrou uma grande preocupação com o futuro dos jovens na cidade, tanto por parte dos próprios jovens, como da própria comunidade e o poder público. 60% dos jovens responderam que Castro não oferece oportunidades para eles e para 80% dos entrevistados ha falta de investimentos na formação e profissionalização dos jovens. Baseado neste contexto, a Cargill, decidiu focar seu investimento social na faixa etária entre 18 e 24 anos e convidou o Instituto Meio para executar um projeto de fomento ao empreendedorismo juvenil na cidade e no distrito rural de Abapan. A empresa tem, desde 2013, uma unidade de produção e processamento de alimentos à base de milho e representa um dos maiores investimentos da Cargill no mundo.

Execução

O Instituto Meio realizou o projeto Semeando Oportunidades para duas turmas de jovens, seguindo uma metodologia vivencial e participativa e que tem como características a elaboração de planos de negócios utilizando uma ferramenta visual. Além de propiciar uma oportunidade de pensar em uma inovação que leve em consideração a vocação local e aprender as técnicas para apresentar esta ideia em formato de pitch, leva os jovens a criarem vínculos com a comunidade e desenvolverem suas habilidades e talentos empreendedores, úteis na própria formação do jovem como cidadão.

Resultado:

  • Capacitação de 40 jovens da comunidade.
  • Elaboração de 15 planos de negócios alinhados com a vocação local.
  • Realização de dois eventos de empreendedorismo na prática.
  • Apresentação dos planos em forma de pitch para a comunidade e possíveis investidores.

 Além disso foram levantados os seguintes resultados qualitativos: 

  • Formação de lideranças jovens.
  • Fortalecimento de parcerias entre poder público, empresas e comunidade em torno do tema empreendedorismo.
  • Fortalecimento de vínculos entre os jovens e os empresários locais.
  • No campo, fortalecimento dos vínculos familiares ao propiciar aos jovens a possibilidade de pensar e repensar os negócios familiares.

Beneficiados:

80 Jovens e adolescentes com idades entre 18 e 29 anos.