Call us toll free: +55 11 3813-6286
Top notch Multipurpose WordPress Theme!

Sabores do Grama 2

Sabores do Grama 2

Local: Santo Antônio do Grama, Minas Gerais.

Período de atuação: 2012 ao 2015.

Parceiros: ICC, Construtora Camargo Corrêa, Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Grama.

Objetivo:

O projeto tem como objetivo criar uma unidade produtiva de alimento artesanal, formada em sua maioria por jovens, com sede no município de Santo Antônio do Grama, com participação da comunidade local na produção e gestão.

Proposta

O projeto visa contribuir para o desenvolvimento de um grupo de produção formal de alimentos artesanais com participação da comunidade local em todas as ações do projeto. Existe uma cultura local da produção de alimentos artesanais, como: doces, queijos, biscoitos, mel, cachaça, açúcar mascavo. No entanto, esta produção é individual e desorganizada, mas a formação de um grupo estruturado, com identidade própria, fortalece a atividade, atraindo participantes para uma oportunidade de gerar renda. A maioria desses participantes são jovens que por não ter oportunidade na cidade acabam migrando para cidades maiores.

Execução

Como o grupo ainda não existia, as ações do projeto são amplas e abrangem desde a formação de um grupo gestor na comunidade até o acompanhamento das atividades e integração desse grupo gestor. Esse processo conta ainda com etapas de seleção e formação de um grupo de produção entre os membros da comunidade, realização de capacitações técnicas e gerenciais, investimento em equipamentos e infraestrutura e desenvolvimento de ferramentas de comunicação e ação comercial.

Resultado:

Criação da Associação Sabores do Grama. Construção da sede e infraestrutura. Criação da marca, embalagens e material de comunicação. Produção mensal de 2.6t de doces ao mês. Faturamento de R$ 30 mil/mensais.

Beneficiados:

21 associadas diretamente e mais de 48 fornecedores locais.

Visite o site do nosso projeto Sabores do Grama

Voltar para Desenvolvimento Social Comunitário

Voltar para Cases em Desenvolvimento Social Comunitário ou veja todos os cases do Instituto Meio